quarta-feira, junho 27, 2012

Série: Você Sabia? - Açúcar

 O açúcar extraído da cana é conhecido desde a idade da pedra, mas a Europa só o conheceu por volta do século X, através dos árabes e os árabes haviam o conhecido pelos persas e indianos.
 No começo o cultivo da cana e a produção do gracioso açúcar reduzia à bacia do Mediterrâneo e só bem mais tarde o açúcar veio para a nossa linda América.
 Durante os séculos XVII e XVIII o nosso Brasil e as Antilhas eram quase os únicos fornecedores de açúcar para a Europa. E a França e a Inglaterra faziam imensas lutas econômicas e militares que influenciou e diminuiu significatimente a importação de açúcar por parte dos países europeus. Por causa disso surgiu lá na Europa a indústria do açúcar de beterraba (dá para imaginar?).
 Em 1747, um químico (prussiano) conseguiu enfim pela primeira vez, extrair açúcar de beterraba na Europa e Napoleão ofereceu recompensas a quem melhorasse suas técnicas de produção.
 Depois disso em 1802, o Capitão Delssert fundou a primeira fábrica francesa de açúcar, ganhando a medalha da Legião da Honra.
 Porém, contudo, todavia... o tal açúcar de beterraba nunca conseguiu ser melhor do que o açúcar da cana, pois não dá para superar esse sabor adocicado e suave.
Hoje em dia não existe açúcar mais consumido que o açúcar da cana de açúcar... rsrsrsrs.
Foto extraída do Google.


 Fonte->Enciclopédias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário